"A memória do passado é uma manifestação do futuro."


Abade Suger (sécs. XI e XII)

sábado, 5 de setembro de 2009

Olivenza - Extremadura - Espanha



Chegamos a Olivenza ou Olivença, cidade que em tempos foi portuguesa mas que hoje faz parte da Extremadura espanhola.À hora da nossa chegada, ao início da tarde, a cidade estava praticamente deserta. Na Oficina de Turismo o funcionário que nos atendeu falava um português puro. O nosso ilustre Oliventino é estudante na Universidade Aberta e está a fazer o Mestrado em Estudos Portugueses. Mas de uma maneira geral, os "oliventinos" há muito que se consideram espanhóis e não querem ser portugueses. Desde as Guerras da Restauração, após a destruição da Ponte da Ajuda - que hoje faz a fronteira - a cidade ficou entregue a si própria (Foto). O nosso Magnânimo Rei D. João V bem podia ter aproveitado as riquezas do Brasil para reconstruir a ponte e criar uma raça-forte. Mas no seu tempo, como agora também, os nossos governantes despendem dinheiro em obras inúteis, como o Convento de Mafra, que é uma espécie de Centro Cultural de Belém do Século XX.
O Património Arquitectónico de Olivenza é digno de interesse. Na cidadela abundam elementos de Arte Manuelina e casas senhorias de linhas clássicas muito depuradas.Sem esquecer a Igreja de Santa Maria do castelo e a Igreja da Magdalena. Fomos encontrar o Portal Manuelino do edifício do Ayuntamento que é o ex-libris da cidade, mas que está entaipado pelas obras de requalificação do edifício (foto).
Já agora sobre a a história da cidade há um livro que achei interessante pelo seu rigor documental escrito por TORRES GALLEGO, Gregório - História de Olivenza. Edição do autor, 3ªEdição, 2007. Fiquei com o único exemplar que havia, pois a tiragem foi muito reduzida. Espero que a obra reapareça no mercado.
Esperamos voltar em breve a Olivenza, talvez na próxima Primavera.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores