"A memória do passado é uma manifestação do futuro."


Abade Suger (sécs. XI e XII)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Venezia


De Milão a Veneza são cerca de duas horas e meia de comboio. É agradável viajar neste meio transporte em Itália. A rede ferroviária serve todas as regiões com um serviço confortável, rápido e... barato. Aliás, todos os transportes são económicos em Itália, muito mais do que em Portugal. O Eurostar desloca-se a grande velocidade e rapidamente se chega a qualquer cidade. Veneza, bem, palavras para quê? Ver Veneza e morrer? Aqui o prazer de viver renasce e por isso voltámos aqui mais uma vez.

Milano - Via Dante


Eis a elegante e "chique" Via Dante.

Milano - Eléctricos nas ruas


Milão é a cidade italiana mais parecida com o Porto. Por vezes temos a sensação que estamos na Rua Sá da Bandeira, na Praça da Batalha ou na Avenida dos Aliados. A razão é simples. Graças ao risco do Arquitecto portuense Marques da Silva, o autor do projecto da estação de S. Bento e de muitos outros edifícios "monumentais" da Baixa, a Invicta ganhou um cunho europeu, mais até do que Lisboa. Só que em Milão não se vêem edifícios abandonados e degradados. Está tudo arranjadinho e por isso a Via Dante é encantadora. Os Milaneses gostam muito de futebol, mas respeitam muito a sua cidade. Milão é uma Capital Cultural por excelência.

domingo, 4 de outubro de 2009

Lago Como - Bellagio



Paisagens de sonho!

Milano - Duomo Gótico



Milano: cidade das artes e do trabalho. Na capital da Lombardia tudo é regulado e funcional. Vale sempre a pena voltar a Milão. A Catedral, o Duomo, uma construção do gótico-final, é de uma beleza surpreendente. Aqui Verdi se inspirou para escrever as suas óperas. As ruas milanesas têm lojas tão bem requintadas como as de Paris, de Londres ou de Barcelona.Dá gosto percorrer a Galeria Vittorio Emanuele II (foto) e apreciar as montras.
Em Portugal,nem o Porto nem Lisboa têm lojas assim. O metro é prático e funcional. Por um euro viaja-se por toda a rede. Não faltam atracções monumentais como o Castelo Sforzesco, os edifícios da Via Dante e o viajante se quiser ver uma paisagem de sonho toma o Comboio Transalpino e sai em Como. Foi o que nós fizemos. Mas avistamos o famoso Lago Como, em plenos Alpes na linha de fronteira entre a Itália e a Suiça, tomámos o ferry e seguimos até Bellagio. Inesquecível.

Seguidores